Os departamentos de Recursos Humanos (DRH) nas organizações estão constantemente, e cada vez mais, sob forte pressão para endereçarem um conjunto de desafios algumas vezes aparentemente contraditórios. Por um lado, a gestão pretende atrair, valorizar e reter os melhores talentos, sem simultaneamente disparar os custos – diretos ou indiretos, nomeadamente com os processos do departamento e das suas iniciativas. Por outro lado, temos um ambiente externo cada vez mais sujeito a intervenção dos governos e reguladores através de legislação e orientações que reforçam deveres das organizações ou a uma influência social proveniente de um novo contexto de o mundo estar mais global e desperto para direitos das pessoas e para o combate à desigualdade e discriminação.
OS DRH assumem funções muito mais vastas que aquelas que há uma ou duas décadas faziam parte da sua realidade. Já não desempenham um papel exclusivamente de backoffice com intervenções pontuais – seja aquando do pagamento de salários e impostos ou no momento da avaliação de desempenho, por exemplo – mas assumem parte ativa e permanente na gestão, na constante melhoria de processos e na valorização dos ativos que são as pessoas.
É nesse contexto que as iniciativas dos DRH têm como preocupação central:
Assegurar que os colaboradores olham o DRH como fator de conforto, estabilidade, consistência e inovação que cuida dos seus interesses como colaborador e lhe permite focar-se nas suas funções;
Capacitar o DRH para ser um parceiro na gestão, na tomada de decisão e na sua execução, contribuindo decisivamente para os resultados da organização;
Paralelamente, pretende-se que o DRH seja ele próprio um catalisador de eficiência, permitindo que os seus colaboradores contribuam com o valor acrescentado para a organização e para a sua própria valorização.
A tecnologia (e a digitalização) é um parceiro permanente dos DRH no caminho para a eficiência. Devidamente utlizado, diminui tempo de execução de tarefas, aproxima os colaboradores da estrutura organizacional, permite feedback e comunicação mais estrutural e rápida e assegura reporting e tomada de decisão mais eficiente e estruturada.
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